A Lentilha é uma fonte protéica e de ferro
Mas, também um prato típico das festas de réveillon.
A lentilha (Lens culinaris) é uma leguminosa nativa da Ásia e amplamente consumida no Mediterrâneo desde a pré-história.
Possui alto valor nutricional, sendo rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, além de possuir baixo teor de gordura. Apesar de ser uma iguaria mais procurada no final do ano, a lentilha pode e deve fazer parte do cardápio durante o ano todo.
É uma excelente fonte proteica de origem vegetal, pois conta com 6,3 gramas de proteína a cada 100 gramas de lentilha cozida, podendo inclusive ser uma alternativa do clássico feijão carioca, que por sua vez, conta com 4,8 gramas de proteína.
Devido sua composição rica em fibras, como amido resistente e oligossacarídeos, o consumo de lentilha pode colaborar com a redução do colesterol e diminuição da absorção de glicose pelo organismo, além de estar associada com a melhora da saúde intestinal.
Seus compostos fenólicos também tem sido evidenciados como potentes antioxidantes, onde podem exercer papel importante contra a inflamação, principalmente dentro de uma dieta vegetariana, já conhecida pelo seu efeito na melhora de marcadores inflamatórios.
Além disso, é rica em micronutrientes essenciais, como zinco, ferro e vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, nutrientes fundamentais para o adequado funcionamento do organismo.
Para incluir esta leguminosa na alimentação, use a criatividade. É um alimento extremamente versátil, podendo ser utilizada em sopas, saladas, patês e onde mais a imaginação permitir.