As diferentes especiarias e condimentos utilizados na culinária são responsáveis por realçar e dar um toque especial aos alimentos.
O que muitos não sabem é que além do toque especial dado as preparações, alguns temperos podem beneficiar inclusive nossa saúde!
Alho:
Utilizado como tempero base na cozinha de diversos países, possui em sua composição a alicina, que pode ajudar no combate a hipertensão devido à sua capacidade vasodilatadora e anticoagulante.
Cúrcuma:
Também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma é um condimento bastante usado na culinária indiana. A curcumina, composto bioativo presente em sua composição, apresenta atividade anti-inflamatória, anti-séptica, antioxidante e quimiopreventiva, podendo inclusive atuar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Cebola:
A cebola é um dos temperos principais da base da culinária em todo o mundo, sendo utilizada desde a antiguidade como especiaria e também na medicina popular. A quercetina, um tipo de flavonoide presente na cebola, confere a este alimento importante potencial antioxidante, colaborando para minimizar o envelhecimento celular.
Coentro:
Típico do nordeste, destaca-se por suas características antioxidantes e possível efeito sobre melhora de dislipidemias.
Manjericão:
O manjericão tem sido evidenciado pelo sua atividade na redução de marcadores inflamatórios, efeito anti-hipertensivo e proteção neurológica devido sua ação sobre os radicais livres.
Salsa:
A salsa é uma erva provinda da região do Mediterrâneo com múltiplas propriedades terapêuticas, como ação antimicrobiana, antisséptica e digestiva, além de também estar associada à diminuição da agregação plaquetária e melhora da circulação.