Sim, tanto o iogurte quanto a coalhada são produtos lácteos que podem ser usados como fonte de probióticos. Os probióticos são micro-organismos vivos benéficos para a saúde, que podem ajudar a melhorar o equilíbrio da flora intestinal e promover uma digestão saudável.
O iogurte é produzido através da fermentação bacteriana do leite, onde as bactérias presentes convertem a lactose em ácido láctico. Muitas vezes, as culturas bacterianas usadas na produção do iogurte incluem Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium. Essas bactérias são consideradas probióticos e podem ter efeitos positivos na saúde intestinal.
A coalhada também é feita através da fermentação bacteriana do leite, mas geralmente é produzida a partir do leite coalhado.
Mas, assim como o iogurte, a coalhada pode conter cepas de bactérias benéficas, como Lactobacillus e Bifidobacterium.
No entanto, é importante observar que nem todos os produtos lácteos fermentados contêm probióticos. Alguns produtos passam por processos de pasteurização ou têm culturas bacterianas adicionadas após a fermentação, o que pode eliminar ou reduzir os probióticos presentes. Portanto, ao escolher iogurtes ou coalhadas como fonte de probióticos, é recomendado verificar os rótulos dos produtos para garantir que eles contenham cepas probióticas específicas e que sejam mencionadas as quantidades de probióticos presentes.