O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos pela população de todo o mundo, sendo classificado como um prato base no cardápio da maioria das pessoas.
Falando dos aspectos nutricionais, o arroz é considerado um alimento fonte de carboidrato devido à alta quantidade de amido, excelente fonte de energia para o organismo.
No mercado, encontramos diversas versões de arroz, cada qual com suas características. Vamos conhecer um pouco mais sobre algumas delas:
Arroz polido: É o típico arroz branco, mais comumente presente no prato dos brasileiros. No arroz polido, ocorre a retirada de todas as camadas externas do grão (casca e farelo), restando apenas sua porção interior, o endosperma. Devido a esse processamento, perde-se grande parte dos nutrientes. 
Arroz integral: Este tipo é o que possui menor nível de processamento, pois somente retira-se a casca. Em virtude disso, é o que possui maior qualidade nutricional, pois as vitaminas, minerais e fibras presentes no grão são preservadas. É um grão mais duro e por isso, de cozimento mais demorado.
Arroz parboilizado: Esta variação passa pela parboilização, que basicamente, consiste num tratamento hidrotérmico no qual o arroz integral é submetido ao encharcamento, aquecimento e secagem. Este processo propicia a gelatinização e retrogradação do amido. Como consequência, temos grãos mais resistentes ao preparo (não empapam durante o cozimento), e com maior concentração de nutrientes, já que durante o processamento, as vitaminas e minerais presentes no farelo migram para o endosperma.  Este versão pode ser polida ou integral.
Arroz multigrãos: Geralmente é um mix do arroz integral com diversos outros tipos de grãos, como linhaça, gergelim, quinoa, amaranto, sementes de girassol, dentre outros, aumentando mais ainda o aporte nutricional do alimento.
ARROZ ARBÓREO: Este é uma variedade italiana de arroz, conhecida principalmente pela sua utilização em risotos. Sua característica cremosa deve-se à alta liberação de amido pelo grão, o que confere a característica típica do risoto. Como absorve muito líquido, é necessária atenção no momento do cozimento, pois pode facilmente passar do ponto.
Arroz Basmati: É tipicamente consumido na Índia e considerado por especialistas como um dos mais seletos, devido sua característica aromática, sabor adocicado e delicadeza do grão. É um arroz com grãos superfinos e alongados.