Amplamente utilizada por índios e civilizações desde a antiguidade, a pimenta é uma especiaria presente na culinária mundial e usada principalmente para colorir, dar sabor e conservar os alimentos. Além disso, as pimentas são fontes de vitamina E, vitamina C e carotenoides, importantes nutrientes antioxidantes para o organismo.
Em especial, a pimenta vermelha contém uma substância denominada capsaicina, responsável pela ardência desta iguaria e que pode agir a favor da saúde cardiovascular. Aparentemente, este composto possui propriedades vasodilatadoras e anti-inflamatórias, além de também exercer influência positiva sobre o metabolismo lipídico e atuar contra o estresse oxidativo.
Recentemente, alguns estudos epidemiológicos têm evidenciado que uma dieta com consumo regular de alimentos com capsaicina está associada com uma menor prevalência de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Apesar dos benefícios, os mecanismos envolvidos na melhora destes marcadores ainda não foram totalmente elucidados na literatura, sendo necessários mais estudos que comprovem o real efeito deste alimento na saúde, assim como os parâmetros adequados de ingestão diária para um resultado positivo.