O gin é uma bebida destilada aromatizada geralmente com zimbro, segundo relatos históricos, produzido pela primeira vez em 1650, por um médico holandês que buscava tratamentos para problemas renais.
Na produção do gin utiliza se uma mistura de cereais como milho, trigo, cevada, centeio e, às vezes, até arroz. Pode também ser incluído um pouco de melaço, pra só depois ser adicionado bagas de zimbro. Essa massa é cozida, fermentada e posteriormente a bebida é destilada
Existem várias formulações diferentes para esta bebida, mas o sabor de zimbro e a aparência incolor são sempre predominantes. Além do zimbro, também podem ser adicionados outros ingredientes aromatizantes como sementes de coentro, casca de laranja, limão, anis, amêndoa, gengibre, pepino etc.
Seus ingredientes são, basicamente, álcool, ingredientes aromáticos e água para diluição até a obtenção do teor alcoólico, que pode chegar a até 40%.
Na literatura científica relacionam o consumo de gin e melhora das funções cognitivas, memória recente e agilidade intelectual, mas carecem de rigor científico e evidências. O alcool, em baixas doses utilizado de forma cronica, per si já teria essas evidencias.
Ainda que seu elevado teor alcoólico seja diluído na mistura de outros ingredientes durante o preparo de drinks, como todas as bebidas que possuem álcool, o gin deve ser consumido com moderação.