O vinagre é uma solução ácida produzida pela fermentação de álcool, geralmente a partir de vinho, cidra ou outros produtos agrícolas. É uma mistura de água, ácido acético e outros compostos que conferem sabor e aroma.
O aceto balsâmico é um tipo específico de vinagre, originário da região italiana de Modena. É feito a partir do mosto de uvas, que é cozido lentamente até que se torne xarope. Em seguida, o xarope é fermentado e envelhecido em barris de madeira por um período mínimo de 12 anos. Durante esse processo de envelhecimento, o aceto balsâmico desenvolve um sabor doce, rico e complexo, com notas de caramelo e frutas secas.
A composição química desses ingredientes culinários é básica e desprovida de valor terapêutico na  prevenção à aterosclerose, nada de mais.
De certo: o aceto balsâmico é mais caro e tem um sabor mais complexo e doce do que o vinagre comum e é  frequentemente utilizado em saladas, molhos e marinadas, enquanto o vinagre é utilizado em uma ampla variedade de receitas culinárias e na conservação de alimentos.