Muito na moda da nova gastronomia é preparar alguns pratos com guanciale.
O Guanciale é uma iguaria italiana, preparado com as bochechas do porco, de onde deriva seu nome (Guancia di Maiale). Nem cozido, nem defumado, apenas curado e maturada em câmaras com processo semelhante ao Prosciutto ou Copa.
Diferentemente do bacon que possui a sua gordura em camadas, esta peça possui gordura entremeada, .Sua gordura além de saborosa, derrete na boca quando fatiada fininha, ou então quando aquecida em frigideira substitui no refogado a adição de azeite ou manteiga, sobrando a carne dourada e crocante ao final.
No processo de preparo, a carne é esfregada com sal, pimenta-do-reino e outras ervas e especiarias frescas, para em seguida passar por um processo de cura sob refrigeração de 14 dias e mais 90 dias em fase de maturação com outras especiarias.
Muitas pessoas no Brasil fazem o delicioso Carbonara com bacon por não saber onde encontrar Guanciale. O Guanciale pode ser utilizado no preparo de pratos especiais, substituindo com elegância a pancetta e o bacon, como no tradicional sugo all’amatriciana e no delicioso alla carbonara, bem como saladas e farofas.
fontes:@coldsomke_charcutaria