Suplementos nutricionais envolvem maior oferta de vitaminas, minerais, microelementos, proteínas e calorias. Na verdade, cada marca foca em um desses itens e pode mesclar um pouco dos demais. Já discuti esse tema em um post anterior.
Suplementos anabolizantes envolvem os hormônios utilizados para ganho de massa e força muscular. Podem ser os esteroides, hormônios sintéticos que imitam a testosterona, ou os chamados não esteroides, como insulina e hormônio do crescimento (GH).
Os suplementos anabolizantes, semelhantes a testosterona, possuem diversos e sérios efeitos adversos, causando hipertensão arterial, elevação do colesterol e glicemia, acne, calvície, ginecomastia, maior incidência de câncer de fígado e hepatite e maior incidência de trombose arterial. Nas mulheres podem causar também ginecomastia, aumento do clitóris, rouquidão, infertilidade e alterações glandulares mamárias.
Existem relatos de maior agressividade por parte dos usuários, irritabilidade, quadros ansiosos e até suicídios.
O uso dos suplementos hormonais deve ser avaliado e acompanhado por um médico ou profissional de nutrição, Muito cuidado com as "indicações de academia".