As proteínas, de forma geral, são um dos macronutrientes de maior destaque no universo do exercício físico. Não à toa, tanto frequentadores de academia, quanto atletas de alta performance, normalmente tendem a suplementar este nutriente, fazendo uso especialmente do famoso whey protein.
Mas qual o papel da proteína nesse contexto?
A prática de exercício físico ocasiona micro lesões musculares e por isso, a ingestão de proteína possui a função de reconstruir e promover o crescimento dos tecidos em questão.
Indivíduos fisicamente ativos detém uma requisição mais elevada de proteína devido à demanda aumentada pela atividade física. Ainda que muitos recorram à suplementação, em grande parte dos casos, é possível atender às novas recomendações por meio de uma dieta bem planejada.
importante destacar que embora a hipertrofia muscular dependa em parte da ingestão proteica, o excesso em seu consumo não acelera este processo nem mesmo promove ganho de massa adicional.
Por isso, quando o suplemento é incluído na dieta, é necessário calcular sua ingestão de acordo com a quantidade proteica total diária, considerando que o consumo exagerado não confere benefícios extras.
Além disso, muito questiona-se sobre o melhor momento para a ingestão de proteínas.
É comum vermos pessoas com seu copo de whey protein assim que finalizam o treino, como se esta prática de ingestão imediata pudesse proporcionar alguma vantagem.
A verdade é que temos que considerar o consumo total deste macronutriente no decorrer do dia, que deve ser distribuído de maneira uniforme ao longo das refeições.
Antes ou depois do exercício, já é bem evidenciado seu potencial positivo na síntese proteica muscular, embora seja sempre relevante ressaltar o papel da nutrição como um todo, tendo em vista a essencialidade não somente de proteínas, mas também de outros nutrientes.