O Whey Protein é a Proteína do Soro de Leite, sendo altamente digerível e rapidamente absorvido pelo organismo, estimulando a síntese de proteínas sanguíneas e teciduais.
As características do Whey Protein o tornam muito adequado para situações de estresse metabólico. Existe indicações para atletas de alta performance, atividade na qual a reposição de proteínas no organismo se torna emergencial.
Alguns pesquisadores o classificam como proteína de metabolização rápida (fast metabolizing proteins), isto é, de maior valor biológico.
Em virtude de diferenciais na absorção intestinal, o whey protein pode ser concentrado, isolado ou hidrolizado, esse mais rapidamente absorvido, no entanto, mais caro.
Proteína do Soro do Leite Isolada (Whey Protein Isolate – WPI)
Não contém carboidratos e gordura
Whey Protein Concentrado (Whey Protein Concentrate – WPC)
Contém carboidratos e gordura e, por isso, também é de rápida absorção (mas não tão rápida quanto o isolado)
Whey Protein Hidrolisado:
Nesta opção a molécula do Whey é quimicamente quebrada para tornar a absorção ainda mais rápida, porém, há perda de parte das propriedades nutricionais. Geralmente, é produzido a partir do Whey Concentrado e dessa forma não é Free Lactose.
De forma, geral deve ser ingerido após o exercício, momento no qual existe mais disponibilidade metabólica para regeneração ou formação de massa muscular.