logo IMeN

Algas, muito mais que sushi e missoshiro.

Algas e comida japonesa

A associação das algas com a culinária japonesa e um grande engano de conhecimento gastronômico. Na verdade a utilização das algas no preparo de pratos, sopas e conservas é um hábito difundido ao redor do mundo e facilmente identificado em análises de receitas antigas europeias, americanas (aborígenes e índios sul americanos) e em algumas regiões da África.
As algas mais estudadas estão catalogadas em diversos tratados de gastronomia japonesa e, as vezes são misturas de diversas algas, tipos de preparo e utilização.
Um dos pontos mais importantes é a forte impressão de sabor denominado Umami, sabor que lembra a carne também chamado de Quinto Sabor, e relacionado por muitos estudiosos, com a evolução do homideo carnívoro, que veio a dominar o mundo.
Algas de origem japonesa:
Kombu
Alga longa, podendo atingir até 5 metros, tonalidade verde e utilizada em sopas e ensopados. Possui forte aroma de Umami.
Nori
A alga mais difundida e mais utilizada em preparações culinárias. Na verdade é um misto de inúmeras algas (Porphyra sp) manipuladas, prensadas e cortadas em diversos formatos.
Hijiki
Possui formato longilíneo, cor escura tendendo ao verde e sabor amargo, esta incluída em pratos mais elaborados e com maior tempo de cozimento.
Kanten
Alga rústica, de cor amarela escura, utilizada na culinária de cozimento mesclado de carnes e legumes
Wakame
Alga típica do missoshiro, de sabor suave, levemente salgado
Kaiso
Na verdade, é um termo que denomina genericamente as algas. E uma mistura de diversas algas, dessa forma as suas cores podem variar entre vermelho ,marrom e diversos tons de verde.
Na culinária europeia é utilizada na preparação de bolinhos de arroz, preparados mais elaborados de frutos do mar e na finalização de saladas.
No entanto, uma nova era esta começando,muitos estudos em engenharia de alimentos utilizando o cultivo em larga escala e as alterações genéticas, poderão estimular a utilização das algas na nutrição, como componente proteico e na gastronomia como diferencial no paladar.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br