logo IMeN

Chocolate - Validação científica das vantagens

Artigo publicado no J. A Diet Association, 2003; 103 (2):215-23
Autores Steinberg FM et al

Os profissionais de saúde recomendam aos indivíduos o consumo em larga escala de alimentos ricos em fitoquímicos como, por exemplo, os flavonóides, que dão cor a frutas, vegetais e flores. Os flavonóides podem ser recomendados para compor uma dieta saudável, pois têm poder antioxidante.

Ainda não há uma recomendação oficial da quantidade de flavonóides ou dos alimentos ricos em fitoquímicos que deve ser ingerida para ser benéfica à saúde. Recentes estudos indicam que os flavonóides encontrados no cacau têm uma variedade de ações favoráveis, incluindo a proteção antioxidante e a modulação da homeostase vascular, contribuindo, conseqüentemente, para a saúde cardiovascular. O chocolate preto, cujo principal componente é o cacau, pode ser recomendado nesse sentido.

O cacau (puro) e o chocolate fornecem minerais traço, os quais são necessários para otimizar o funcionamento de todos os sistemas biológicos e o tônus vascular. A quantidade de lipídio presente no chocolate é relativamente alta, porém, um terço do lipídio na manteiga de cacau é composto pelo ácido graxo esteárico, o qual não interefere na taxa de colesterol nos seres humanos.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br