Como os simbióticos podem ajudar?
Um estudo demonstrou que a administração de simbióticos e prebióticos pode melhorar a dor e promover bem estar em pacientes com síndrome do intestino irritável.
Os 135 pacientes foram randomizados para receber prebióticos ou simbióticos. O grupo simbiótico recebeu diariamente durante 12 semanas, 1 sachê de 7g que continha 5 bilhões de bactérias do bem e prebiótico.
Em ambos os casos, a administração de pre e simbióticos promoveu resultados positivos na diminuição da dor e melhora do bem estar, além disso, no grupo de simbióticos observou-se redução da taxa de evacuações.
Referências:
– Andriulli A, N Matteo, Loguercio C, et al. Clinical Trial on the Efficacy of a New Symbiotic Formulation, Flortec, in Patients With Irritable Bowel Syndrome: A Multicenter, Randomized Study. Journal of Clinical Gastroenterology. 2008. (42). p.218-223.